Manda desafia as fórmulas prontas do mercado com “Bumbum Mexer”

Créditos: Isadora Totaro (@isadoratotaro)

Dois anos depois do sucesso arrebatador de “Coragem”, canção que inspirou autenticidade e resiliência em milhões de ouvintes e rendeu uma regravação em 2024 com o grupo Clareou, Manda volta a romper o silêncio com “Bumbum Mexer”, seu novo single que já está disponível em todas as plataformas digitais. A canção chega como um desabafo irônico diante da pressão de uma indústria cada vez mais guiada por algoritmos. 

Nascida de um incômodo genuíno, quase confessional, “Bumbum Mexer” expõe o dilema de uma artista que se recusa a moldar sua arte às famosas ‘fórmulas de sucesso rápido’. “Parece que o mercado tem uma receita pra dar certo, e o meu jeito de fazer música não está incluído nela”, diz Manda. 

Gravada de forma intimista, entre o home studio da cantora e o de Enzo Martin, jovem produtor de 21 anos que assina o arranjo ao lado dela, a faixa é uma provocação envolta em ironia. A canção começa crua, com voz e tambor, para depois se transformar em um funk de pelúcia, uma brincadeira sonora e poética em torno do tema central da faixa, o paradoxo entre autenticidade e sucesso comercial.

“Será que vão ouvir o que eu tenho pra dizer / Se eu não quiser rebolar minha bunda?”, questiona a artista nos versos da composição autoral crítica. 

A produção foi mixada e masterizada por Rudigo Calixto, profissional que se aproximou da cantora após ser tocado pelo single “Coragem”. Essa troca, segundo Manda, reforça o poder de fazer música que toca de verdade, antes de tudo. 

Visualmente, “Bumbum Mexer” traduz a própria trajetória da artista desde a faixa anterior “Coragem”, como uma próxima parada natural. Finca a sensação de continuidade no domínio estético do vermelho, mas evoca uma acidez adquirida com o uso de elementos como plásticos translúcidos e um olhar blasé, que simbolizam o tédio da produção embalada para o sucesso de prateleira. “O vermelho sempre esteve ali, mas agora veio pra frente. Eu quis mostrar uma Manda mais madura, mais intencional, e, ao mesmo tempo, debochada”, completa a cantora. 

Carioca radicada em São Paulo há três anos, Manda traz em Bumbum Mexer a essência despojada do Rio, somada a uma nuance de inspiração paulistana irreverente e sarcástica, potencializando ainda mais a sua verdade como produto das suas vivências e trocas. O single marca o início de uma nova série de lançamentos que revelam uma artista mais confiante, livre e convicta do tipo de música que quer fazer. “Essa faixa é um statement. Eu quero mostrar o tipo de artista que sou, e o tipo de artista que não estou disposta a ser”, finaliza. 

Com Bumbum Mexer, Manda reafirma o que já havia deixado claro em “Coragem”: se não for verdadeiro, nem tem porquê ser. Ouça:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Written by Redação

Mariana Volker lança nova faixa “Não Quero Te Querer” com Maria Gadú

Amanda Azevedo fala sobre indicação de “Melhor Atriz de Comédia” no Rio Webfest e revela expectativas para o evento