“Concerto na Quebrada” leva música erudita e teatro musical às periferias de São Paulo

Idealizado por Manuel Fernandes, CEO do Grupo IN, com realização do Grupo Infinitus e direção musical do maestro Miguel Briamonte, o festival vem percorrendo 15 espaços culturais da cidade entre agosto e dezembro, unindo artistas do teatro musical a talentos das comunidades locais.

Foto: Divulgação

Levar música, arte e oportunidades ao coração das periferias paulistanas é o propósito do Festival Concerto na Quebrada, que segue em circulação até dezembro com apresentações gratuitas e abertas ao público em 15 CEUs e centros culturais de todas as regiões da cidade. Idealizado por Manuel Fernandes, CEO do Grupo In, o projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Infinitus, também do Grupo In, e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Edital de Festivais da Política Nacional Aldir Blanc.

O Concerto na Quebrada nasce do desejo de democratizar o acesso à cultura e criar pontes entre a música erudita e a cultura popular, unindo o clássico ao urbano, o centro à periferia. Cada apresentação é concebida como uma experiência artística singular, conduzida pelo maestro e diretor musical Miguel Briamonte — que assina também a direção artística ao lado de Manuel Fernandes —, e marcada pela presença de artistas do teatro musical, atores convidados e um momento especial de batalha de rima, protagonizado por talentos da própria comunidade. Essa combinação de performance, narrativa, improviso e poesia urbana transforma cada encontro em uma celebração da diversidade e da potência criativa das quebradas.

Durante o espetáculo, os atores interpretam um roteiro que dialoga com as diferenças culturais e musicais de diversas regiões e gerações, reforçando o respeito à diversidade artística e social. Os artistas do teatro musical unem suas vozes e interpretações aos convidados locais, revelando também a força das vozes periféricas. Em cada edição, personalidades da música da quebrada dividem o palco com intérpretes consagrados da cena teatral paulistana, em um diálogo potente entre experiências e sonoridades.

Entre os meses de agosto e dezembro o festival percorre 15 localidades com concertos que unem estilos e gerações. Já passaram pelo projeto nomes como Andrezza Massei, Paula Capovilla, Aline Serra ao lado de artistas e grupos como Velha Guarda 3º Milênio, Batalha da Juventude, Bisa Doxum, Music Motion, Daniel Lotoy, Roney Monarca, Anjos da Noite MCs, Certo Pelo Certo, Franklin Bate Fundo e Preta & Kel, entre outros.

Com mais da metade da temporada já realizada, o Concerto na Quebrada segue agora para sua reta final, com suas duas últimas apresentações, reafirmando o compromisso de mostrar que a arte pode — e deve — nascer em todos os lugares.

Confira as próximas datas:

13/12 – CEU Inácio Monteiro (18h30) – Participação especial Pretologia — RAP

15/12 – CEU Tiquatira (18h30) – Participação Especial Carlos Casemiro e Renato Gama — MPB

Em cada local, o concerto assume uma nova forma, refletindo as singularidades de cada território e o talento de seus artistas, em um diálogo entre piano, voz, palavra e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Written by CarolinaDidonet

Jornalista, 24 anos, é apaixonada pelo mundo da música e do entretenimento. Trabalha na área há mais de 6 anos. A playlist é uma bagunça total e toca um pouco de tudo.

¡SÚBETE! realiza a primeira edição do PERReveillón, festa de ano-novo

Beto Sargentelli estreia no Theatro Municipal de São Paulo ao lado de Paulo Szot em obra de Leonard Bernstein