“Limonov: O Camaleão Russo”, drama biográfico exibido em Cannes será lançado nos cinemas, em 17 de abril de 2025, pela Pandora Filmes

Dirigido por Kirill Serebrennikov, o filme retrata a história ultrajante de Eduard Limonov, o poeta soviético radical que se tornou um vagabundo em NY, uma sensação na França e um anti-herói político na Rússia

Baseado no livro best-seller de Emmanuelle Carrère, Limonov, que retrata a história real de Eduard Limonov, o poeta, delinquente, escritor, mendigo, mordomo e político radical russo, o filme abrange ambiciosamente décadas da jornada provocativa de Eddie, o drama biográfico Limonov: O Camaleão Russo será lançado nos cinemas brasileiros pela Pandora Filmes em 17 de abril. Dirigido por Kirill Serebrennikov (A Esposa de Tchaikovsky), o filme retrata as aventuras do poeta e provocador não-conformista Eduard Limonov. 

O longa foi exibido no 77º Festival de Cinema de Cannes em 2024, onde foi indicado à Palma de Ouro. A crítica estrangeira reconhece a atuação do protagonista Ben Whishaw, como “gloriosa” destacando aspectos como humor, melancolia e complexidade emocional. Ben é famoso por seus trabalhos em filmes como Perfume: A História de Um Assassino (2006), A Viagem (2012), e a franquia de James Bond, onde interpretou o personagem Q, em 007 – Operação Skyfall (2012), 007 – Contra Spectre (2015) e 007 – Sem Tempo Para Morrer (2021).

Em entrevista, o diretor Kirill Serebrennikov enfatizou a complexidade de Eduard Limonov, destacando sua poesia e a transformação de sua figura ao longo do tempo. Serebrennikov mencionou que o filme busca ir além do romantismo, incentivando o público a confrontar questões desconfortáveis sobre si mesmos. Ao abordar a escolha de filmar em inglês, Serebrennikov explicou que essa opção proporcionava a “distância necessária” para representar Limonov, alinhando-se com a abordagem de Emmanuel Carrère em seu livro.

Limonov: O Camaleão Russo não se limita apenas a mostrar os efeitos das ações de seu protagonista, mas também as repercussões que sua vida cheia de contradições causou nas pessoas à sua volta. Para o diretor, o objetivo do filme é retratar a trajetória de Eduard Limonov com uma abordagem honesta, sensível e respeitosa, tentando capturar a profundidade de um homem que viveu entre a arte, a política e os dilemas pessoais que marcaram sua história.

Kirill Serebrennikov iniciou sua carreira como diretor de teatro e cinema na década de 1990. Seu estilo de direção e jeito de contar as histórias, aborda questões sociais e políticas na maioria de seus filmes. Entre eles, os mais notáveis são Leviathan (2014), A Esposa de Tchaikovsky (2022) e Limonov: O Camaleão Russo (2024). Serebrennikov também fundou o centro teatral Gogol Center em Moscou e enfrentou dificuldades políticas, sendo preso em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Written by Casal DK

    Ivete Sangalo

    TIM promove festival TIM Music gratuito em São Paulo

    dua lipa

    Dua Lipa anuncia shows no Brasil; veja datas e locais