RAVIH leva funk reflexivo ao Theatro Municipal de São Paulo

RAVIH
Créditos de imagem: Wendell Robletto.

Inspirada por uma reflexão autocrítica sobre a dificuldade de lidar com as diferenças, “Além do seu portão” já está disponível nas plataformas digitais como primeiro single do álbum de estreia de RAVIH. “Sempre é um momento bastante oportuno para combater e denunciar intolerâncias, especialmente a religiosa, que vem crescendo de forma assustadora”, aponta o artista de Parelheiros, frisando que, segundo relatório da Agência Brasil, as ocorrências desse crime em São Paulo aumentaram muito em 2023, em sua maioria ataques contra religiões de matriz africana. Sendo o único compositor e dividindo a produção musical da faixa com Arielly Porto, RAVIH cita nomes como MC Tha, Rico Dalasam e Luiza Lian como referências para a canção, que possui perceptível influência do funk paulista.

 A música chega acompanhada por um videoclipe gravado em um take único no Theatro Municipal de São Paulo, a partir de um roteiro livremente inspirado no Mito da Caverna de Platão, no qual RAVIH buscou ilustrar “o movimento de sair do templo erguido ao próprio ego para tentar enxergar além da nossa bolha social”. Também contendo referências a “Santa Ceia” de Leonardo Da Vinci, o clipe amplia a discussão abordando também a intolerância contra grupos minorizados:  “Então se Jesus for preto, periférico e bissexual igual a mim, vamos crucificar ele de novo?”, questiona a introdução do vídeo. Dirigido pelo próprio cantor, em parceria com Karina Tigre e André Lessa, “Além do seu portão” foi um dos 120 projetos audiovisuais contemplados pela iniciativa formativa “Meu Olhar”, uma realização do Instituto Co.liga, SPcine, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

 Esse tem sido um ano de transição para RAVIH, que encerrou o ciclo de seu EP de estreia (“Distância”, 2020) com turnê e videoclipe na Europa, realizou um circuito de shows em espaços públicos das periferias de São Paulo e venceu o Prêmio Pretas Potências 2023 na categoria “Audiovisual”. O próximo passo do artista é finalizar a gravação de “Próprio”, seu primeiro álbum, a ser lançado no primeiro semestre de 2024. “Passei os últimos anos trabalhando duro para criar uma experiência narrativa, sonora e visual com esse disco… Estou feliz que finalmente chegou a hora de começar a compartilhar!”, comemora RAVIH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Written by CarolinaDidonet

Jornalista, 24 anos, é apaixonada pelo mundo da música e do entretenimento. Trabalha na área há mais de 6 anos. A playlist é uma bagunça total e toca um pouco de tudo.

Pitty

Pitty encerra turnê ACNXX no Espaço Unimed em São Paulo

Folky regressa à infância e expõe suas vulnerabilidades e melancolia na mixtape “The Life Of Bear”