“Saneamento Básico, o Filme” volta aos cinemas em 4K

Com Fernanda Torres e Wagner Moura, o longa retorna em versão restaurada, provando ser atemporal.

Foto/Divulgação

Escrito por: Elder de Oliveira

Lançado em 2007 e dirigido por Jorge Furtado (O Homem Que Copiava), “Saneamento Básico“, o Filme retornou aos cinemas em 2025 com uma versão restaurada em 4K, impulsionado também pelo sucesso recente de Fernanda Torres no longa vencedor do Oscar, Ainda Estou Aqui. O relançamento ofereceu ao público uma nova oportunidade de redescobrir essa comédia que permanece atual, divertida e repleta de crítica social.

A trama acompanha moradores de uma vila na Serra Gaúcha que, ao enfrentarem a falta de verba para a construção de uma fossa séptica, descobrem que há recursos disponíveis apenas para a produção de um filme. Decidem, então, criar um “filme de monstro” como estratégia para conseguir a verba e resolver o problema do saneamento na comunidade.

Marina, interpretada por Fernanda Torres, lidera a iniciativa de forma decidida e prática, mas também com uma dose de humor, mesmo sem qualquer experiência com cinema. Ao seu lado está Joaquim, vivido por Wagner Moura, o marido inicialmente relutante, que acaba se deixando envolver pela confusão, com um humor mais contido e afetuoso, revelando sua paixão por Marina.

Silene, personagem de Camila Pitanga, é a mais empolgada com a possibilidade de atuar e cria a icônica Silene Seagal, que acabou se tornando um meme pela performance propositalmente forçada e cheia de poses marcantes.

O fato de ser um filme sobre pessoas comuns fazendo cinema rende inúmeras piadas com essa metalinguagem, transformando a narrativa quase numa sessão de bastidores, já que acompanhamos de perto todo o processo criativo da produção. Esse recurso não só adiciona humor, mas também reforça a crítica social, ao mostrar como o grupo precisa recorrer a soluções absurdas para resolver um problema básico. O filme abre espaço para denunciar de forma leve e divertida, o descaso que muitas comunidades ainda sofrem ao tentar ter acesso a direitos essenciais, como o saneamento.

O relançamento em 4K representa uma excelente oportunidade para que o público revisite ou conheça pela primeira vez essa comédia que permanece extremamente relevante. Mesmo após quase duas décadas, “Saneamento Básico, o filme” segue fazendo sentido, ao tratar de questões que ainda fazem parte da realidade brasileira, como a burocracia e o descaso com necessidades básicas.

“Saneamento Básico, o Filme” retornou aos cinemas no dia 29 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Written by Redação CB

Alok e Damiano David são headliners do “Isle of MTV Malta” 2025

Raffael Fragoso e Isabella Gaspary revelam expectativas para a estreia do single “Direção”