Nesta quarta-feira (31), a Universal Music e Tik Tok protagonizaram uma discussão pública sobre a renovação de contrato entre as duas empresas.
A UMG compartilhou uma carta aberta anunciando que irá retirar as músicas de seus artistas da famosa plataforma de vídeos curtos, pois segunda a gravadora, termos sugeridos pela plataforma foram insuficientes.
“Em nossas discussões sobre renovação de contrato, temos pressionado [o TikTok] em três questões críticas: compensação apropriada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos dos efeitos nocivos da IA e segurança online para os usuários do TikTok”.
Sobre a remuneração dos artistas, a editora aponta que a plataforma está oferecendo um valor menor comparado com a taxa que outros serviços semelhantes pagam, e ainda alegou que a empresa, hoje, representa apenas um por por cento da receita total da gravadora. A Universal Music acrescentou: “Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo pela música”.
Atualmente, nomes como Anitta, Taylor Swift, Drake, Billie Eilish, The Weeknd, Bad Bunny, Justin Bieber, Post Malone e Sophie Ellis–Bextor fazer parte da UMG.
GIPHY App Key not set. Please check settings