Neste domingo (4), acontece a 66ª cerimônia anual do Grammy Awards na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.
Anitta reacendeu a esperança do Brasileiro ao ser a primeira mulher brasileira indicada ao Grammy Awards 2023 na categoria “Artista Revelação do Ano”. A Girl From Rio não ganhou, no entanto, brasileiros já se saíram vitoriosos no Grammy Internacional. Você sabe quais brasileiros já levaram para casa do gramofone?
Laurindo de Almeida foi o primeiro brasileiro indicado e a vencer um Grammy, no primeiro ano da premiação em 1959 na categoria “Melhor Engenharia de Álbum Clássico com o projeto “Duets with the Guitar”. Em 1961, ele voltou venceu nas categorias “Melhor Performance Instrumental de Solista sem Orquestra”, com “The Spanish Guitar of Laurindo” e “Melhor Performance de Música de Câmara”, com “Conversations with the Guitar”.
Em 1965, Astrud Gilberto foi vencedora na categoria “Melhor Performance Feminina Pop”, com “The Girl From Ipanema” (versão em inglês de “A Garota de Ipanema”). Além dele, João Gilberto levou para casa o gramofone “Álbum do Ano”, pelo mesmo projeto.
Em 1966, Tom Jobim, venceu a disputa do “Melhor Álbum de Lazz Latino” com o disco “Antonio Brasileiro”. Em 1973, Eumir Deodato saiu vencedor como “Melhor Performance Pop Instrumental”, em 1973, com “Also Sprach Zarathustra”. No ano de 1984, Bidú Sayão e Heitor Villa-Lobos levaram como “Hall da Fama Internacional” com a composição “Bachianas Brasileiras Nº 5” (1945).
Roberto Carlos foi vencedor em 1989 na categoria que já se chamava “Melhor Performance de Pop Latino”. Em 1993 Sérgio Mendes levou o prêmio de “Melhor Álbum de Música Global”, com o álbum brasileiro. No ano de 1998, Milton Nascimento, venceu como “Melhor álbum de Música Global”, com o projeto “Nascimento”.
Caetano Veloso levou a melhor como “Melhor Álbum de Música Global” com o álbum “Livro” em 1998. Gilberto Gil venceu o Grammy de “Melhor Álbum Contemporâneo de Música Global” com o álbum “Quanta Gente Veio Ver”, gravação ao vivo do álbum “Quanta”. Em 2002, o maestro brasileiro Alex Klein, venceu na categoria “Melhor Performance Instrumental Solo (com Orquestra).”.
Gil voltou a vencer novamente na categoria “Melhor Álbum Contemporâneo de Música Global” em 2006, com o álbum “Eletracústico”. Em 2008, Luciana Souza venceu na categoria “Album Of The Year” com “River: The Joni Letters”.
Trio Corrente ganhou o Grammy de melhor álbum de jazz latino em 2014 por “Song For Maura”. A última brasileira a levar um gramofone foi Eliane Elias, que venceu duas vezes na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”, nos anos 2016 e 2017, com “Made in Brazil” e “Dance of Time”.
GIPHY App Key not set. Please check settings