“Zoopocalipse – Uma Aventura Animal” zumbis para toda família

Nova animação estreia em setembro misturando referências de clássicos do terror, além de contar com dublagem de Viih Tube e Ed Gama.

O terror infantojuvenil não é novidade. Há muito tempo vemos filmes que usam uma atmosfera ou tema macabro para prender a atenção das crianças, basta lembrar de Coraline, ParaNorman, A Casa Monstro ou qualquer obra de Tim Burton. Essas produções, que em teoria deveriam afastar o público infantil pelo tom sombrio, usam da inteligência de não tratá-las como inferiores para encantá-las. 

“Zoopocalipse – Uma Aventura Animal” gira em torno de um zoológico atingido por um meteoro que transforma seus animais em zumbis. Acompanhamos então a loba Gracie, o tigre Dan, além de um avestruz, um macaco, uma capivara e um lêmure cinéfilo tentando escapar dessa.

Visualmente, a produção tem seu charme, (por assim dizer) o design dos animais pode estranhar no início, mas logo se torna familiar. O grande destaque está na estética adotada a partir do momento em que os “zumbis” surgem. As cores vibrantes, como rosa e verde,  para aumentar o surrealismo da tensão e o terror em cena, lembrando imediatamente do clássico Suspiria, de Dario Argento, que claramente serviu de referência.

Para os fãs de terror gore, há monstros com visuais grotescos, no melhor estilo “O Enigma de Outro Mundo” mas, claro, sem sangue e gosma (ainda é uma produção infantil né). As homenagens a clássicos do gênero continuam, com referências sutis em personagens e clichês, mostrando a intenção dos diretores Ricardo Curtis (Um Gato de Sorte) e Rodrigo Perez-Castro (Koati – Aventura na Selva) em prestar tributo ao horror.

O problema é que, como animação infantil, o longa peca sendo infantil demais. Sim, isso é possível. Não é porque o desenho é para crianças que precisa ser mastigado, explicativo ou bobo. Produções como Coraline e A Casa Monstro equilibram com perfeição o terror, o humor e o fantástico, encantando tanto crianças quanto adultos. Aqui, no entanto, a chuva de piadas que domina do segundo ao terceiro ato não tem respiro, errando mais do que acertando.

Versão Brasileira Viih Tube e Ed Gama

Uma tática comum para atrair público em animações é o uso de influenciadores e famosos no elenco de voz. Porém, quando esses nomes assumem papéis relevantes, o resultado pode ser arriscado.

Em Zoopocalipse, Viih Tube dubla a lobinha Gracie e funciona bem, seu personagem não exige grande alcance e se mantém em um tom constante, o que ajuda na sua atuação. Já o lêmure cinéfilo, dublado por Ed Gama, sofre com o excesso de personalidade do comediante. O resultado é que não vemos mais o personagem, mas sim uma grande esquete de Gama fazendo piadas sobre filmes de terror.

Zoopocalipse – Uma Aventura Animal estreia no dia 25 de setembro nos cinemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Written by Pierre Augusto

Carol Juno é confirmada no Espaço Boticário, no festival Doce Maravilha

So.Connected anuncia turnê de NE-YO no Carnaval 2026