Robert Redford é um dos nomes mais emblemáticos do cinema americano, faleceu nesta terça-feira (16) mas ao longo de mais de seis décadas se consolidou como símbolo de uma era de ouro em Hollywood, transitando entre papéis icônicos e produções de prestígio que marcaram gerações.
Redford ganhou destaque a partir da segunda metade da década de 1960. Seu primeiro grande sucesso veio com Butch Cassidy (1969), onde dividiu a tela com Paul Newman em uma das duplas mais carismáticas do cinema. Poucos anos depois, os dois voltaram a contracenar em Golpe de Mestre (1973), que venceu o Oscar de Melhor Filme e consolidou o ator como estrela internacional.
Grande papel que marcou sua carreira foi Todos os Homens do Presidente (1976), em que Redford interpreta o jornalista Bob Woodward. O filme retrata a investigação jornalística que revelou o escândalo Watergate, tornando-se referência no cinema político.
Além dos thrillers e dramas políticos, Redford também brilhou em histórias de forte apelo emocional. Entre Dois Amores (1985), em que contracenou com Meryl Streep, trouxe uma de suas atuações mais lembradas e rendeu ao longa sete Oscars.
Nos anos 1980, Redford deu um passo além na sua carreira, estreando como diretor em Gente como a Gente, drama familiar que surpreendeu a crítica e venceu quatro Oscars, incluindo Melhor Diretor para Redford.
Ao longo da carreira, Redford acumulou prêmios e distinções. Em 2002, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra e por sua contribuição ao cinema independente, principalmente como fundador do Festival de Sundance, um dos mais importantes do mundo para novas vozes cinematográficas.
GIPHY App Key not set. Please check settings