Copan o organismo vivo de São Paulo ganha novo documentário

Fonte: Divulgação a imprensa.

Um dos famosos símbolos da cidade de São Paulo, o Copan, ganhou mais uma ode em forma de documentário que estreou em 28 de maio nos cinemas brasileiros, e afinal de contas quem é que nunca se perguntou “Como é morar no Copan?’’.

O edifício que pertence à coleção arquitetônica dos projetos idealizados por Oscar Niemeyer, no formato de “S” , é o maior complexo residencial do país.

Entre seus cinco mil moradores, Carine Wallauer (ex -moradora do Copan) produz esse retrato pessoal e amplo na direção do longa, que segue entre ficção e realidade ao tentar responder a essa dúvida.

Acompanhar o cotidiano de um prédio assim com 32 andares, 1.160 apartamentos e mais de 70 comércios, não é uma tarefa fácil. Sem personagens roteirizados (alguns até somem ao longo da trama), a câmera sempre dinâmica acompanha o ritmo acelerado. 

Na intenção de atender a essa demanda, a diretora por vezes parece adotar o princípio de movimento do cinema novo nacional “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” que às vezes o consegue convencer o espectador, já outras não.

O resultado disso, é uma fotografia esteticamente bem trabalhada que conversa entre o macro e o micro, ao mesmo tempo, numa espécie de voyeurismo.

Com imagens aéreas que transitam até os corredores amarelos do prédio, até o ilustre momento em que entramos pela porta de alguns apartamentos, com pequenas amostras dos mistérios da intimidade cotidiana.

Muito além do Copanzinho

Fonte: Divulgação a imprensa.

Para contar essa história, o desenho sonoro não pode ficar em segundo plano. A trilha sonora fica por conta de outro morador, o DJ KL Jay, ao lado dos filhos DJ Kalfani e DJ Will, que dão o tom urbano, que transpira das entranhas da capital dentro do coração do edifício.

Apesar disso, nem tudo são flores. Mesmo com a proposta do filme ser documentar todo esse ecossistema, o ritmo se perde ao invisibilizar a participação de alguns personagens anônimos envolvidos neste grande monumento de cimento.

Toda escolha numa obra como essa é política, desde os registros de uma votação de condomínio para síndico até a polarizada última eleição e, ao que tudo indica, neste ano, não será diferente neste ano, afinal de contas essa cidade vertical segue considerada um símbolo de como o país funciona.

Com 60 e poucos anos de existência, o edifício Copan segue relevante e ainda tem muito para contar pelos mais variados pontos de vista.

Trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Written by Ester Nascimento

Tyla, Péricles e Ferrugem, Backstreet Boys, Murilo Huff feat Matheus Fernandes e muito mais !!!

Giana Mello anuncia show acústico em São Paulo